Tapas - A Disciplina na Prática do Yoga
- Fê Pier
- 12 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Aos poucos estou entendendo o significado daquele tapete no decorrer dos meus dias de isolamento. O significado dele vai muito além do levantar, colocar uma roupa e fazer meus asanas.
Aos poucos estou entendendo o significado da frase: “O yoga vai muito além dos asanas”.
Na teoria eu já tinha aprendido essa famosa frase. Na prática, de certa forma, também. Tem a meditação, o relaxamento, os mantras, pranayamas, bandhas, yamas e nyamas... eu sei. Mas ainda existia ali um limite de onde eu achava que o tapete podia me levar.
Pois então, depois que acabam as técnicas, os estudos, o racional, as coisas que tem um nome dentro da filosofia do yoga, o que sobra?
Aos poucos estou entendendo o significado da disciplina no decorrer dos meus dias de isolamento. A disciplina do yoga, também chamada de “tapas” nos sutras de Patanjali, não tem a ver com aquela de se levantar todos os dias e vencer a preguiça para fazer suas posturas. Não é um compromisso de mexer seu próprio corpo, não é ter uma hora marcada para a aula de yoga. Não me entenda mal, disciplina pode até significar essas coisas todas, também.
Mas a disciplina do yoga como filosofia, na minha interpretação, tem mais a ver com desenrolar seu tapete e sentar-se sobre ele. Tem a ver com agradecer aos mestres pelos ensinamentos milenares passados por milhares de gerações até chegarem a você. Tem a ver com confiar completamente no universo e saber que o seu tapete pode sim te levar a uma viagem mágica por aí. Com a roupa que estiver vestindo, com a energia que estiver presente, com o sentimento que estiver sentindo e a disposição que você puder pra isso.
O que vai vir dessa entrega é o que você precisa.
Leia a frase anterior novamente.
O que chegar dessa troca é o que você está buscando, ainda que inconscientemente você nem saiba que está.
Não precisa estar alegre, animado, enérgico e disposto a aumentar suas respirações nas posturas todos os dias.
Só precisa estar ali, disposto a abrir seu tapete e seu coração, se conectar consigo mesmx e entender que o que virá é um presente do universo especialmente enviado e personalizado para você naquele momento.

Comments