Autorresponsabilidade e o Poder de Cocriação
- Fê Pier
- 4 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Um dos principais ensinamentos do Ho’oponopono e do Thetahealing é a autorresponsabilidade, ou seja, entender-se como co-criador de tudo que acontece no mundo. Sim, eu disse TUDO!
Falar pra uma pessoa que ela é completamente responsável por tudo que acontece na vida dela já não é fácil, ainda mais pelo que acontece no mundo todo. Além disso, usar essas palavras sem responsabilidade pode ser até cruel com alguém passando por situações desafiadoras. Nem todo mundo está preparado para entender profundamente essa afirmação. Mas nem por isso ela deixa de ser verdadeira.
Nós somos responsáveis por absolutamente tudo que acontece na nossa vida e no mundo. Pode ser que a gente não consiga reconhecer de forma consciente a origem dos acontecimentos, ou seja, o que foi que fizemos pra “merecer” isso. Especialmente porque isso pode trazer um padrão de vitimização que te deixa inerte diante das situações.
Quando nos colocamos como vítimas das circunstâncias, tiramos de nós mesmos a capacidade de fazer algo pra mudar essas circunstâncias. Entregamos as rédeas nas mãos do outro, seja lá quem ele for, tornando-o responsável pela sua dor e também por manter você naquele estado de sofrimento, já que você não tem o controle.
A primeira coisa que precisamos fazer, portanto, pra entender a nossa responsabilidade sobre o que nos acontece é sair desse lugar de vítima.
Em relação a entender a origem das situações que nos colocamos, talvez seja mais fácil buscar compreender o que elas vieram nos ensinar.
Quando entendemos o que precisamos aprender, desapegamos dessa necessidade de entender de onde vem e passamos a focar em onde queremos chegar. Assim fica mais fácil entender, portanto, porque atraímos aquela situação para nós, por mais desafiadora que ela fosse.
Quando começamos a ter consciência da nossa responsabilidade na realidade em que vivemos, percebemos também o poder que temos para transformá-la de acordo com a nossa vontade.

Komentarze