Aquele que exige a perfeição precisa praticá-la.
- Fê Pier
- 10 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Como essa frase soa pra você?
A minha intenção com essa provocação é justamente mostrar que a perfeição é uma meta inalcançável. Nenhum ser humano pode exigir a perfeição, uma vez que somos seres imperfeitos por natureza.
Alcançar a perfeição é, portanto, IMPOSSÍVEL. Seja a sua, a do outro, ou de quem quer que você esteja projetando a culpa pelos seus problemas.
Independente da crença que você tenha, se você acredita ou não que somos almas reencarnadas em um corpo buscando a evolução através das vidas materiais, dificilmente você crê, do fundo do seu coração, que é um ser perfeito, sem falhas ou defeitos.
Aqueles que se mostram mais na defensiva para reconhecer seus defeitos, apenas vivem uma ilusão de perfeição e, por isso, escolhem o caminho mais difícil de se alienar da realidade.
Evoluir não é fácil e, certamente, é ainda mais difícil melhorarmos e evoluirmos como seres humanos quando não aceitamos que nós (e os outros) estamos sujeitos a erros, e que temos, sim, inúmeros defeitos.
Aceitar os nossos defeitos e reconhecer as nossas sombras (aquelas características da nossa personalidade que não exibimos com orgulho pelo mundo) é o primeiro passo para que saibamos como podemos nos tornar pessoas melhores, para nós e para os outros.
Só quando reconhecemos a nossa própria imperfeição é que paramos de exigi-la dos que estão à nossa volta.
Contudo, é importante lembrar que aceitar e reconhecer nossos defeitos não significa nos conformar com eles e passar a manifestar a “Síndrome da Gabriela”: “Eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim.”
Não vale usar o autoconhecimento como desculpa para se manter na sua zona de conforto. Mas sim, quando conseguimos perceber o que não é tão bonito em nós somos beneficiados pelo poder de escolha.
Apenas quando estamos conscientes sabemos escolher o melhor o caminho para evoluir. Conseguimos planejar nossa jornada, um pequeno passo de cada vez, pra nos tornarmos quem queremos ser de verdade.
Então, seja você ou o outro quem está exigindo a sua perfeição, entenda: ela não vai chegar.
Aceite e abrace a sua imperfeição e se orgulhe por estar no seu processo de evolução, por estar buscando se tornar melhor do que você era ontem.
Por vezes, o outro não entende o seu caminho, ou o seu processo, ou as suas falhas, e tudo bem.
Isso tudo é seu e diz respeito apenas a você.
Se você está feliz e reconhece a sua caminhada, então você está feliz. E pronto!

Comments